Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

MOSAICO DE ESPELHO: Passo a Passo

As pessoas sempre me perguntam como fiz meus mosaicos de espelhos e me questionam sobre como faço para cortar os caquinhos conforme o desenho. Para esclarecer as dúvidas fiz esse PAP e espero que ajude a entender melhor essa técnica.

Meu quadro mosaico: uma africana de espelhos:


Forrei uma tela branca com malha preta:


O desenho que escolhi, uma africana


Ampliei o desenho para passar para a tela


Desenho já ampliado e recortado, fiz o contorno com giz de cera branco na tela:






O grande segredo dessa técnica é começar sempre contornando todo o desenho com os caquinhos para depois enchê-lo conforme vai pedindo, igual um quebra-cabeças:






Veja o detalhe do seio da africana, procurei entre os pedaços de espelho, um que tivesse o formato que pedia e encontrei esse caquinho:



veja como encaixou direitinho... depois, foi só encontrar outros pedacinhos que terminassem de formar o seio:










Depois de todo contorno feito, vai encaixando os pedacinhos de espelho como vai pedindo os espaços que vão se formando entre cada caquinho colado:







Quase terminando...




Terminado:


Na parede:



Usei cola branca comum para colar e o espelho foi quebrado com uma simples técnica: enrolei o espelho num pedaço de pano grosso e bati com o martelo até que se tranformasse em pequenos caquinhos.

31 comentários:

  1. Que trabalho mas gracioso e minucioso.. amei.. mascreio não ter tanta paciência.. rsrs pelo menos não hj... bjs carinhosos

    ResponderExcluir
  2. Rô,
    Que legal essa técnica, além de diferente ainda é um exercício de paciência, rs, para se fazer nos momentos em que se precisa relaxar.
    Ficou linda sua africana, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rô, que lindo, adorei e que fácil, depois que vc explicou... rsr. Minha cabecinha já está fervilhando..rsrsrs.
    Uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo...amei a ideia
    Tbm se tu não fosse tão inteligente tua outra africana ia ficar solitária hem? kkkkk
    Beijo arteira

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!!!Saudades!!Adorei sua técnica!!Fiquei imaginando a hora de quebrar o espelho...que delícia!!Sua sala é muito bonita!!Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Que liindo, frô!!!
    Adoro mosaico, acho um trabalho muito lindo, ainda mais quando é tão bem feito, assim como o teu.
    Mas acredita que eu não tenho a menor paciência para fazê-lo? Nem mesmo nas aulas de Educ. artística [oi! Tô velha hem!!!] eu consegui. rs

    Parabéns viu!
    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  7. Olá Rô, lindo seu trabalho, gosto muito de trabalhos assim. E o meLhor de tudo é que é bem fácil.
    BJKS DE KARLA***

    ResponderExcluir
  8. Rô adoro suas arterices... já me inspirei em muitas coisas daqui !!!
    O mosaico ficou lindo, que paciência..., rsss.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Menina ARTEIRA.
    Ficou lino super criativo o pap... explicadinho nos minimos detalhes.... Parabéns!!!
    E super chik....
    Beijokas...

    ResponderExcluir
  10. oi Ro- oh saudades arretada de ti menina- e quando chego aqu- encontro esta arte- que coragem - é uma terapia depois, mas tem que ter calma - ficou perfeita RÔ- adorei o efeito do lado da outra na sala-
    parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  11. R....
    Andei tanto procurando uma passatempo aliado trp ocupacional que me deparei contigo; posso ser seu dissipulo?
    vou me apresentar; sou Jose Augusto moro em Salvador-Ba. e pretendo praticar essa maravilhosa arte. \permissão senhora!

    ResponderExcluir
  12. Gugu
    Claro que pode ser meu discípulo! kkkkk adorei isso! Coisa mais chique!!!!!!!!! kkkkkkkk
    Vc vai adorar, o tempo passa que nem percebemos! Depois mostra pra gente, viu?

    Super bjo!

    ResponderExcluir
  13. Rô, ficou muuuuuuuuuito lindo!!!!!
    Amei, mto chique!!!!!!
    O trabalho vale a pena, né???
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Adorei!Estou querendo fazer mosaico,um dia vai sair.por enqto pesquizando e admirando.Parabens!

    ResponderExcluir
  15. Oieee eu tenho um blog e moro em Feira de Santana também visita lá http://www.charmedamulher.blogspot.com

    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Fala sério criatura, que ideia fantastica! Já vou fazer um quadro desse pra mim, mas como sou bem atrevida, vou tentar fazer uma santa ceia.Será que dá certo?
    Te conto depois,
    Silvia.
    Passa la´na TOKA que tem sorteio.

    ResponderExcluir
  17. Querida, você é uma abençoada por Deus.Sua criatividade e seus trabalhos são loucamente MARAVILHOSOS. Que continue sempre com esse blog, dando cada vez mais dicas para todos nós.Bjosss,Monique(RJ)!

    ResponderExcluir
  18. Amei sua tecnica! Simples e bacana, da um certo charme sem exagero, modesto e sem perder a nobleza que reflete o espelho.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  19. ola!!! estou maravilhada com os seus trabalhos , deram me umas ideias para a minha sala... só tenho uma duvida como é que a senhora quebra os espelhos tem alguma pois nao tenho nenhum espelho quebrado faço intencoes e comprar inteiro e depois quebrar ja agora gostava que a senhora fica se co o meu email e me adiciona se claudia_alexandra4hotmail.com adoraria poder falar consigo

    ResponderExcluir
  20. great step by step..thanks for tutorial :)

    ResponderExcluir
  21. Ola Rô, aki é outra Rô, adorei sua Africana, estou fazendo um crucifixo, mas estou com uma dúvida....vc fez acabamento com rejunte ? queria uma dica, estava pensando em usar rejunte preto, mas com espelho naum sei se fica legal....bjus.

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua técnica,mas vc deve colar com cola de sapateiro os cacos ,senão não colaria,não é,a malha preta não é tão resistente para isso, será q se eu só pintar a tela de preto não dura mais?Já fiz uma tela desse tipo aqui.Fiz um pavão correndo,só q com cacos maiores,pequenos dá mais trabalho,mas fica mais bonito.Antes de colar os espelhinhos eu passei massa e fiz uma textura enrugadinha,minha mãe adorou,mas falta ainda alguma coisa,acho q vou pintar os espelhos com verniz vitral da cor das penas do bicho,não vai ficar bom?
    Acabei achando sua arte qdo fui procurar algum artesanato p fazer com pedacinhos quadradinhos de espelho,se tiver alguma idéia por favor me ajude,quero trabalhar c eles mas não estou tendo idéias diferentes e bonitas...
    Bjs e parabéns!
    rr4221@gmail.com
    Me chamo Roberta.

    ResponderExcluir
  23. ficou maravilhoso.eu também trabalho com mosaico de vidro já fiz o muro da minha casa com rosas,borboletas e papagaio.Estou agora fazendo uma rosa na sala de jantar.Vou criar um blog para publicar é tão dificil encontar quem faça mosaico de espelho.Parabens por compartilhar.
    ROSEMEIRE.BAHIA.SALVADOR

    ResponderExcluir
  24. parabéns ficou bacana,mas vc rejuntou depois

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelo PAP maravilhoso! Estou às voltas com uma cristaleira que inventei de fazer para o marido colocar a coleção de Star Wars dele aqui e não tinha soluções para as laterais, que decidi cobrir com os cacos dos (muitos) espelhos que quebrei durante a execução... Depois coloco as fotos do resultado no Mamãe Girassol.
    E Rosemeire (de Salvador), quero muito saber como é esse mosaico de vidro do muro da sua casa, pois estou louca para fazer um aqui no meu ateliê também... Ensina?
    Abraços a todas!
    Nana

    ResponderExcluir
  26. Amei teu trabalho com vidros. parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Magnifico, Parabéns mtoooooooooooo lindoooooooooo seu trabalho, vc é realmente uma artista.

    ResponderExcluir
  28. Rô amei seu trabalho e suas dicas, ja sou artesã a algum tempo, porém agora estou começando com os espelhos quebrados, mas como o Natal está chegando vou criar artes do tema... Farei um Papai Noel de parede usando também essa ténica... Muito Sucesso

    ResponderExcluir
  29. Olá! Qual malha você usou na tela? Outra pergunta, com o tempo a malha não vai ceder por conta do peso do vidro não? Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar. Sua opinião, sugestão ou apenas um comentário é muito importante!
bjimmm