Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Decorando com espelhos ou pedaços dele...

Quando meu marido trabalhava com espelhos, sempre que chegava de viagem voltavam alguns quebrados, as vezes partia só um cantinho, mas já estava condenado ao lixo. Cheguei a juntar pedaços de 3 espelhos e ficava procurando idéias que pudessem reaproveitá-los... Até que um dia, olhando uma revista Faça Fácil, vi um mosaico com pastilhas de vidro e resolvi adaptar...
Mas que desenho fazer, já que o espelho não tem opções de cores como as pastilhas? Teria que ser algum desenho numa cor só e que se fizesse entender depois de pronto... estava resolvido, eu ia fazer um mosaico de espelhos!
Outra dificuldade: Onde fazer e que desenho fazer, pois eu ia ter que conviver com ele e não poderia ser algo enjoativo... Pensei em coisas que eu gostava e lembrei da chuva (adoro dias chuvosos). Lembrei de um desenho que bordei em ponto cruz na capa de um mostruário meu, era uma moça, estilo sinhá moça, com um uma sombrinha... mas, resolvi fazer um homem de capa e guarda-chuva, (apesar de todo mundo achar que é uma mulher) adaptei o desenho e apliquei na porta do meu banheiro...
Olha no que deu... JÁ CAIU ALGUNS CAQUINHOS, MAS PROMETO QUE VOU CONSERTAR...



E logo depois deste, vieram outros...



e outros...



O espelho vem sendo utilizado ultimamente, como peça decorativa, para clarear e embelezar a casa.

Dicas de como usar o espelho na decoração:

Além da função específica de reflexão em closets, banheiros, lavabos e halls, os espelhos têm sido utilizados na decoração como acessório que valoriza móveis e objetos, e em composições únicas de parede que dispensam o uso de outras peças.

Confira a seguir algumas tendências de uso e dicas do que deve ser considerado. Espelhos refletem o espaço de vários ângulos. Então, verifique o que vai ser visto. Você deve tirar proveito deles reproduzindo imagens bonitas ou divertidas, valorizando paisagens, tomando cuidado com aquelas menos favorecidas e que não devem ser reforçadas.

Faça testes olhando de várias perspectivas antes de decidir onde ele vai ficar; Espelhos redondos podem ser usados com móveis de linhas retas ou ao contrário, móveis com curvas aliados a espelhos retos - criando um efeito interessante: as linhas mistas.

Lembre de considerar sempre a proporção das peças; Você pode utilizar um espelho para valorizar uma peça ou fazer com que ele ganhe importância junto a uma peça de destaque (um aparador antigo por exemplo). Neste caso esteja atento para que as peças se complementem; Em composições de parede, crie efeitos estéticos com o brilho do material e use peças de recortes e formatos diferentes;
Crie arranjos simétricos com peças iguais; Utilize peças de formatos iguais e tamanhos diferentes distribuídas na parede aleatoriamente;
Use grandes peças sem enquadros ou molduras;
Para criar a idéia de movimento, use painéis com espelhos de diferentes tamanhos e espessuras que reproduzem imagens fragmentadas.

19 comentários:

  1. Amiga postei hoje (09/04) sobre sua cadeira no blog, dá uma passadinha por lá!!!

    Esses seus espelhos ficaram maravilhosos, como sempre vc no maior capricho!!!

    bjks

    http://lymello.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que fofos, adorei a idéia da reciclagem, ficou bem bacana. Continue criando!!!! sorte!!!

    ResponderExcluir
  3. eliane

    Amei o seu blog voçê como sempre criativa,continue asim adorei tudo.
    Que deus lhe abençoe..... beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei, simplismente maravilhoso!talvez vc ñ lembre d mim,sou esposa d case...vc fez todo meu enxoval do bb lindo!a muito tempo atrás...encontrei vc por acaso mas me surpriendi,são ideias otimas e com grande economia.bjos,saudades e se posivel me adc.cristhina.net@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jurema Vargas Leite18 de maio de 2010 às 16:43

    Amiga Ronilda, cada vez que visito o teu blog,me
    encanto com a criatividade do teu trabalho. Sucesso, Bjss

    ResponderExcluir
  7. Juju, brigada amiga! Fico super feliz de saber que vc está por perto!
    volte sempre, prometo sempre trazer uma novidade...

    Bjimmm

    ResponderExcluir
  8. Com que material voce cola o espelho na parede antes de rejuntar??? Deixei um espaço no meu apto que estou reformando e gostaria de utilizar mosaico de epelhos... Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Claro, Aline!
    Por incrível que pareça, usei cola comum mesmo... aquela de colar papel, mas vc pode usar a de rótulo azul, já que todo mundo diz que é a melhor pra artesanato... mas, nunca tive problema com meus caquinhos... rsrsrs
    qualquer outra dúvida é só perguntar...
    brigadinha pela visita! Volte sempre
    bjimmm

    ResponderExcluir
  10. Ronilda parabéns pela criatividade, amiga você é fogo mesmo, bom gostaria que me ajuda-se tenho bastante pedaços de espelhos aqui em casa, e gostria de fazer algma coisa com eles, como vc faz para cortar tão pequeninos, você faz o desenho primeiro e depois vai colando,como finaliza entre eles passa alguma massa para rejuntar ou vai colando bem juntinho.
    Aguardo sua reposta amiga um beijo e muito sucesso fica com Deus.

    ResponderExcluir
  11. São muito lindos os seus trabalhos! estou admirando seu blog há horas! Mas tb fiquei curiosa com o acabamento do mosaico de espelhos...assim como a amiga Michelle gostaria de saber como faz o o rejunte, qual material vc usa e como limpa? Bjus

    ResponderExcluir
  12. olá sr Ronilda Reis adorei os seus trabalhos tem aki postado coisas lindas! desde já os meus parabéns. estou escrevendo por mais uma razao. ha poucos meses arranjei um quartinho em casa. nao é por meu azar que uma das pareces tem humidade e está constantemente a cuspir a tinta o k fica horrível e em 3 meses já pintei 2 vezes e de um dia para o outro a tinta cai ao chao! e para disfarçar gostava de por desperdícios de espelhos mas o meu problema é nao saber como colocalos directamente na parede! sabe como o poderei fazer?

    bjinho ass Vanessa

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa! Muito obrigada pelas palavras! sobre sua dúvida de como colocá-los na parede, não tem segredo, eu uso cola comum mesmo, essas colas de colar papel. Faço o desenho na parede e colo os cacos de espelho. Veja no link que vou te passar, é do meu penúltimo post, ensinando como fazer o mosaico de espelhos:
    http://arteemanhasdaro.blogspot.com/2010/10/blog-post.html
    bjos

    ResponderExcluir
  14. adorei estes espelhos, gostei demais deste casal dançando ai, ficou lindo, muito legal mesmo.por isto que adoro entrar neste blogs porque nos ajuda muito no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, parabéns pelo seu trabalho. Estou fazendo um mosaico com a sombra de uma baiana, mas gostaria de ter o par, voce tem idéia de onde encontrar os riscos???

    ResponderExcluir
  16. LINDO SEU TRABALHO,LINDO MESMO,E MT CERTO E LINDO O Q DISSE SOBRE O CRIADOR E DE COMO SOMOS PEQUENOS CRIADORES,MAS QUAL É O PROCESSO DE CORTE?ME ENVIE POR EMAIL, SE PUDER E TAMBM MAIS IDÉIAS.MT CRIATIVIDADE PRA vc. HEBREUS13.8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. olá gostaria de fazer uma parede de cacos de espelhos. mas acho qe a cola branca e fraca. me ensina a fazer?sandra

    ResponderExcluir
  18. Ola Ronilda adorei seu trabalho, estou com um espelho quebrado aki em casa e estou procurando oq fazer com ele quero aproveita-lo que tipo de cola para colar na parede devo usar? e vc teria alguma ideia p me passar bjos e aguardo resposta

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar. Sua opinião, sugestão ou apenas um comentário é muito importante!
bjimmm